Abdelaziz Bahsain

É natural de uma antiga cidade, Tetuán, situada no Norte da África, em Marrocos.
Nasceu a 21 de agosto de 1968.

Frequentou a Escola de Belas Artes em Marrocos e trabalhou no Museu de Cultura.
Sua formação é autodidata. É um estudioso e pesquisador da arte e cultura de seu país, onde mantêm contato com profissionais de cultura do Oriente Médio, história da letra Árabe, geometria dos azulejos e arquitetura da fé.

Viveu 18 anos em diversos países da Europa. Em 2009 foi nomeado Embaixador da Associação Amigos de Gaudi, em Reus – Barcelona, Espanha.

Residente no Brasil desde 2010, em Florianópolis – SC.

Como artista plástico, Abdelaziz, cria sua própria arte com diversos materiais baseados na civilização Islâmica, inspirados em aspectos simbólicos e místicos da Arquitetura.

Investigador da Cultura Mourisca no ocidente e da influência Árabe no sul da Espanha e Portugal que estiveram sob dominação Árabe por mais de 800 anos.

Exemplos:

Jardins de Alhambra em Granada, Mesquita de Córdoba, Palácio de Alzahar.
As obras de Abdelaziz, contemplam a relação entre o homem e sua origem, o universo, os pensamentos, aa natureza e as formas. Inspiração de cores, de traços e de movimentos. Sua arte utiliza desenhos geométricos, pilares com mosaicos, fontes de água, arabescos, desertos, grafias Árabes. Não se figuram humanos nesta arte.

Para a caligrafia Árabe utiliza uma caneta de bambu (al cálamo) e tinta nanquim (smag) sobre tecido, papel ou madeira.

Os provérbios são escritos sobre as telas, com uma refinada Caligrafia Árabe, que além da beleza, atraem boa energia para as casas ou para o local de trabalho. A decoração  do ambiente com este estilo de arte favorece que as pessoas compreendam a relação da natureza com as formas, odores e as cores do milenar oriente.

O artista tem projetos para arquitetos e decoradores e abrange todo tipo de publico:
Descendentes ou não de países Árabes.

Realizou exposições pela Europa e pelo Brasil em Feiras e Festas Étnicas. Concedeu diversas entrevistas para jornais e redes de televisão.

Participou de várias Palestras temáticas.  Atua em eventos, com produção fotográfica em cenário típico, com música e gastronomia.

Leciona cursos de idioma Árabe em grupo ou individual.

Nas suas demonstrações de Caligrafia Árabe, o publico vibra de emoção ao assistir o artista Marroquino, conhecido internacionalmente e responsável por um impacto cultural saudável e maravilhoso